Sintomas do Neurinoma do Acústico: hipoacusia (mais comum), seguido de zumbido e desequilíbrio. Outros sintomas incluem cefaléia, dormência facial, paresia facial, paralisia de nn. cranianos baixos e sintomas relacionados a hidrocefalia. A dormência facial é paradoxalmente mais precoce em relação à paresia/paralisia do n. facial. Embora o n. facial esteja situado anatomicamente mais próximo ao tumor (em relação ao n. trigemeo), as fibras motoras parecem ser mais resistentes que as sensitivas. Surdez súbita pode ocorrer em cerca de 5-15% dos casos e pode melhorar espontaneamente ou em resposta a ao uso de corticosteróides.
Ao exame: Weber com lateralização para o lado oposto e sinal de Rinne positivo ( condução aérea > condução óssea).
Evolução
Podem apresentar 3 padrões diferentes de evolução:
-Nenhum crescimento ou muito lento
-Crescimento lento: 2mm/ano
Crescimento rápido: > 1 cm/ano.
A maior parte apresenta crescimento lento.
Rápida expansão tumoral está geralmente associada a componoente cístico e hemorragias, embora sejam muito raras, podem ocorrer em tumores muito volumosos.
Exames
TCC
RM: alargamento do poro acústico e sinal do cone gelado. Tumores com componente cístico apresentam maior risco de crescimento, portanto considerar tratamento precoce nestes casos.
Audiometria.
Tumores menores que 1,5 cm pode ser ainda realizado eletronistagmografia (avalia o nervo vestibular superior) e potencial evocado vestibular miogênico (avalia o n. vestibular inferior).