Entrevista realizada na RIT TV, no programa Consulta ao Doutor. Radiocirurgia trata tumores cranianos (primários os metástases). MAVs e Tumores da coluna espinhal. Radiocirurgia Estereotaxica (SRS): refere-se ao tratamento de tumores localizados no cérebro ou na coluna vertebral. A Radiocirurgia envolve administração de altas doses de radiação a uma região localizada do cérebro ou coluna, em uma única fração de tratamento ou em poucas frações, em geral, menos de cinco.
A radiocirurgia é indicada para o tratamento de tumores cerebrais, metástases, recidivas cerebrais e lesões benignas, como meningioma, adenomas pituitários, neuralgia de trigêmeo, malformação arteriovenosa e outros. Cabe ao neurocirurgião avaliar cada caso junto com a equipe multidisciplinar que envolve o oncologista e radio-oncologista.
A radiocirurgia aplica uma alta dose de radiação na área a ser tratada, poupando em grande parte os tecidos normais do cérebro. A radiação é aplicada externamente, não havendo necessidade de abrir o crânio para alcançar a área a ser tratada. Radiocirurgia é primeiramente indicado para a terapia de tumores, lesões vasculares e distúrbios funcionais. Julgamento clínico significativo deve ser utilizado com esta técnica e considerações devem incluir o tipo de lesão, tamanho, localização e idade e saúde geral do paciente. Contra-indicações gerais para a radiocirurgia incluem tamanho da lesão alvo, ou lesões demasiado numerosas para tratamento. Editor: Julio Pereira – Neurocirugião – São Paulo – SP 🇧🇷 CRM/SP 163.113