Neurinomas são tumores geralmente benignos e relativamente raros que surgem do revestimento dos nervos (bainha neural). São tumores que podem acontecer em pacientes jovens e podem estar muito relacionados à síndromes neurológicas, como a neurofibromatose. Os tratamentos podem ser a cirurgia, radiocirurgia ou seguimento para acompanhar a taxa de crescimento da lesão.
A decisão de tratamento se baseia nos sintomas, tamanho da lesão e sua localização. Os neurinomas mais comuns são os do nervo vestibular, na coluna, trigêmeo e facial. Neurinomas são tumores geralmente benignos e relativamente raros que surgem do revestimento dos nervos (bainha neural). São tumores que podem acontecer em pacientes jovens e podem estar muito relacionados à síndromes neurológicas, como a neurofibromatose. Os tratamentos podem ser a cirurgia, radiocirurgia ou seguimento par acompanhar a taxa de crescimento da lesão. A decisão de tratamento se baseia nos sintomas, tamanho da lesão e sua localização. Os neurinomas mais comuns são os do nervo vestibular, na coluna, trigêmeo e facial.
Radiocirurgia Estereotaxica (SRS): refere-se ao tratamento de tumores localizados no cérebro ou na coluna vertebral. A Radiocirurgia envolve administração de altas doses de radiação a uma região localizada do cérebro ou coluna, em uma única fração de tratamento ou em poucas frações, em geral, menos de cinco. A radiocirurgia é indicada para o tratamento de tumores cerebrais, metástases, recidivas cerebrais e lesões benignas, como meningioma, adenomas pituitários, neuralgia de trigêmeo, malformação arteriovenosa e outros. Cabe ao neurocirurgião avaliar cada caso junto com a equipe multidisciplinar que envolve o oncologista e radio-oncologista.