• Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
  • Residência de Neurocirurgia na Santa Casa de Belo Horizonte.
  • Fellow em Radiocirurgia e Neurocirurgia Funcional pela Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA) EUA.
  • Neurocirurgião do Corpo clínico do Hospital Sirio Libanês e Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo
  • Autor do Neurosurgery Blog
  • Autor de 4 livros
  • Colaborador na criação de 11 aplicativos médicos.
  • Editor do Canal do YouTube NeurocirurgiaBR
  • Diretor de Tecnologia de Informação da Associação Paulista de Medicina (APM) 
  • Delegado da Associação Médica Brasileira (AMB)

Praça Amadeu Amaral, 47 – Conjunto 54 – 5º Andar – Bela Vista, São Paulo – SP, 01327-904

(11) 4200-2300

(11) 99503-8838 (WhatsApp)

julio.pereira@me.com

Julio Pereira - Doctoralia.com.br
Pesquisar

Qual a diferença entre radiocirurgia e radioterapia?

Compartilhe ►

Qual a diferença entre radiocirurgia e radioterapia?

Tanto a radiocirurgia quanto a radioterapia são tratamentos que utilizam radiação ionizante para destruir células cancerosas ou reduzir o tamanho de um tumor. No entanto, existem algumas diferenças importantes entre esses dois tipos de terapia:

  1. Alvo do tratamento: A radiocirurgia é usada para tratar tumores que são pequenos e localizados, geralmente no cérebro, coluna, pulmão ou prostata, enquanto a radioterapia é mais amplamente usada para tratar tumores em várias partes do corpo.
  2. Dose de radiação: A radiocirurgia usa uma dose muito alta de radiação em uma única sessão, enquanto a radioterapia utiliza doses mais baixas ao longo de várias sessões.
  3. Tecnologia utilizada: A radiocirurgia usa tecnologia mais avançada, como o sistema de radiocirurgia estereotáxica (SRS), para fornecer radiação altamente precisa ao tumor, enquanto a radioterapia pode ser entregue usando vários métodos, como feixe externo, braquiterapia, radioterapia conformal tridimensional ou radioterapia de intensidade modulada (IMRT).
  4. Aplicação clínica: A radiocirurgia é comumente usada em tumores cerebrais, malformações arteriovenosas e outras condições neurológicas, tumores na coluna, tumores no pulmão ou tumor de próstata enquanto a radioterapia pode ser usada em uma variedade de condições, incluindo câncer de mama e muitos outros tipos de câncer.

Em resumo, a radiocirurgia é uma forma de radioterapia de alta precisão, usada para tratar tumores cerebrais ou outras condições neurológicas, enquanto a radioterapia é uma forma mais ampla de terapia de radiação usada em uma variedade de condições, incluindo câncer.