O câncer é uma doença que pode ter diferentes causas, mas geralmente começa com uma mutação genética em uma célula normal. Essa mutação pode ser causada por fatores externos, como exposição a substâncias químicas nocivas, radiação ou vírus, ou por fatores internos, como erros na replicação do DNA durante a divisão celular.
A maioria das células do nosso corpo se divide e se reproduz em um processo controlado, no qual as células se multiplicam para substituir células mortas ou danificadas. No entanto, quando ocorre uma mutação genética, as células podem começar a se dividir de forma descontrolada, formando um tumor.
Nem todos os tumores são cancerosos. Tumores benignos não se espalham para outras partes do corpo e são geralmente removidos cirurgicamente. No entanto, os tumores malignos, ou câncer, têm a capacidade de se espalhar para outras partes do corpo, invadindo e destruindo tecidos e órgãos saudáveis.
A compreensão da biologia do câncer e de suas causas é um campo ativo de pesquisa e existem muitas áreas em que a ciência ainda não tem respostas definitivas. No entanto, sabe-se que alguns fatores podem aumentar o risco de câncer, como o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, a exposição à radiação e a presença de certos genes herdados.